Logo

Deficiência intelectual x doença mental

Muita gente confunde Deficiência Intelectual e doença mental, mas é importante esclarecer que são duas coisas bem diferentes.

Na Deficiência Intelectual (DI) a pessoa apresenta um atraso no seu neurodesenvolvimento, trazendo dificuldades (mas não impossibilidade) para aprender, realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo e comportamental adaptativo, que se inicia antes dos 22 anos.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças, pessoas com DI geralmente necessitam de algum tipo de suporte ao longo da vida, sendo que o tipo e intensidade muda com o tempo e podem ser menores na vida adulta se houverem intervenções específicas e adequadas durante o período de desenvolvimento.

Já a doença mental ou transtorno mental (psiquiátrico ou psicológico) engloba uma série de condições que causam alteração de humor, pensamento, emoções e/ou comportamento causando uma angústia significativa à pessoa e/ou afetando seu desempenho na sociedade. Algumas das principais doenças de saúde mental são a depressão, transtornos de ansiedade e distúrbios de personalidade, como o transtorno obsessivo-compulsivo.

É ainda amplamente subdiagnosticada, apesar de ser uma das principais causas de incapacidade a partir dos 5 anos. Atualmente há uma diversidade de tratamentos comprovados, principalmente com uso de psicoterapia e medicamentos específicos para cada situação. Os efeitos de uma doença mental podem ser duradouros ou temporários.